terça-feira, 22 de setembro de 2009

Registro Reflexivo HTPC - 22/09/2009

Iniciamos o HTPC com a leitura do texto de introdução "A criação e a culpa", para reflexão e relaxamento.
Foi apresentado o quadro de comparação das atividades de cópia, ditado e leitura oral, onde foi demonstrado na discussão a aplicação dessa atividade.
logo após foi apresentado o quadro preenchido com base nos estudiosos e houve posições positivas concordando com o que foi colocado e outros foram colocados contrarios de forma significativa.
Abriu-se o restante do horário para encerramento de de conceitos do 3º bimestre.

PC - EM Jaquilene de Lima Luz

Pauta de HTPC - 22/09/09 – 3ª feira

Leitura:
“A criação e a culpa” – Mário Prata.

Situação-problema:

- O uso de cópia, ditado e leitura em voz alta.
Objetivo do HTPC:
- Formação;
- Reflexão das problematizações.

Atividades:

· Oficina:

Comparar através de um quadro o uso das atividades de cópias, ditados e leitura oral em sala de aula.
Os professores colocarão no quadro apresentado a eles, individualmente, seus apontamentos: ensino tradicional e do ensino para resolução de problemas das atividades de: cópia, ditado e leitura oral.
Logo depois, será apresentada a versão de estudiosos sobre o assunto.
Divisão de grupos de leitura e apontamentos para explanação dos mesmos para os demais professores.
Pedir-se-á ao professor que faça o registro reflexivo sobre sua comparação inicial e aquela que fora apresentada pelos estudiosos.

Material utilizado:

Texto: “A criação e a culpa”.
Quadro “Análise comparativa”
Texto: “O uso de cópia, ditado e leitura em voz alta na escola”.
Textos: Ler em voz alta... Para quê? Quando?
Qual é a utilidade do ditado feito pelo professor?
Verdades e mentiras sobre a cópia.
Quadro “Reflexão da análise comparativa”.

Registro reflexivo HTPC de 21/09/09

Iniciamos a reunião com a leitura da pauta e o interessante é que ao apresentar a situação problema, todos demonstraram muito interesse por se tratar de situações a quais muitos necessitam de subsídios para desenvolvimento de estratégias.
Leu-se o texto do Frei Betto "Magia e milagre da palavra", que foi muito ilustrativos para nosso estudo.
Observou-se que na primeira atividade que se destacavasse o descrever a prática tradiconal e a de resolução de problemas, eles sentiram dificuldades em apontamento e que me faz pensar o quanto precismaos discutir métodos, estratégias, refletindo na aprendizagem dos alunos.
Deixamos a última parte, o registro, para outra 2ª feira, onde leremos os textos dos estudiosos sobre o assunto.

PC - EM Jaquilene de Lima Luz

Pauta de HTPC - 21/09/09 – 2ª feira

Leitura:

“Magia e milagre da palavra” – Frei Betto.

Situação-problema:

- O uso de cópia, ditado e leitura em voz alta.
Objetivo do HTPC:
- Formação;
- Reflexão das problematizações.

Atividades:

· Oficina:
Comparar através de um quadro o uso das atividades de cópias, ditados e leitura oral em sala de aula.
Os professores colocarão no quadro apresentado a eles, individualmente, seus apontamentos: ensino tradicional e do ensino para resolução de problemas das atividades de: cópia, ditado e leitura oral.
Logo depois, será apresentada a versão de estudiosos sobre o assunto.
Conjuntamente a versão pedir-se-á ao professor que faça o registro reflexivo sobre sua comparação inicial e aquela que fora apresentada pelos estudiosos.

Influência do professor na competência leitora

Silvia Fröhlich Pichinin


Resumo: Mostrando o quanto são importantes as opiniões, mesmo que não tenham o sentido esperado, faz com que o aluno comece a se questionar sobre outras opiniões e como elas podem ser argumentadas. Mostra também que a leitura é a chave de grandes argumentos, pois é necessário termos uma base para nossas opiniões.

Palavras-chave: Leitura, ensino, aprendizagem.

No ensino, muitas vezes nos deparamos com situações complicadas e porque não dizer frustrantes. Não existe uma receita para fazer com que os alunos tenham vontade de aprender, então procuro ir testando diversas possibilidades até alcançar os objetivos (ou pelo menos parte deles). A competência leitora é uma peça essencial nesse processo ensino-aprendizagem.

“As competências adquiridas nas experiências de leitura conferem aos leitores um repertório de estratégias, dentre as quais será possível escolher aquela que parece mais conveniente para enfrentar as dificuldades apresentadas em uma nova situação”. (SILVA, 2004: 73)

“Mas essas estratégias não são produto de um desenvolvimento iluminado de forma isolada pelo indivíduo. Ao contrário, elas são elaboradas ao longo de uma trajetória que exige postura ativa e construtiva por parte do indivíduo (ou aluno) em suas relações com outras pessoas que já tenham desenvolvido mecanismos de apropriação do texto. Cabe mediar o processo de leitura dos textos específicos da disciplina que lecionam, incorporando as reflexões sobre a leitura ao seu fazer cotidiano, além de mediar o processo de construção e desenvolvimento do Letramento”. (SANTOS, 2008)

Utilizando os ditados de textos que apresentem termos técnicos, podemos brincar com as palavras e o soletrar, acaba por se tornar uma brincadeira, assim manter a sala mais atenta, pode melhorar a ortografia. Procurar mostrar que todo respeito deve ter reciprocidade é fundamental.

“Ler, verbo transitivo, é um processo complexo e multifacetado: depende da natureza, do tipo, do gênero daquilo que se lê, e depende do objetivo que se tem ao ler. Não se lê um editorial de jornal da mesma maneira e com os mesmos objetivos com que se lê a crônica de Veríssimo no mesmo jornal; não se lê um poema de Drummond da mesma maneira e com os mesmos objetivos com que se lê a entrevista do político; não se lê um manual de instalação de um aparelho de som da mesma forma e com os mesmos objetivos com que se lê o último livro de Saramago”. (SOARES, 2007.).

“Apresentar um documento não se reduz à mera leitura do mesmo, quando muitas vezes ocorre apenas a decodificação de palavras, e não a compreensão do texto. Trata-se de um processo que passa por várias fases, a partir de um olhar crítico prelimina”. (SCHMIDT e CAINELLI, 2004: 96-105).

Considerações finais: Opiniões, exemplos, troca de experiências são fundamentais para adquirir a competência leitora, mostrar que é necessário termos uma argumentação em base palpável faz parte do papel do professor e mostra a necessidade de ampliar os conhecimentos, assim uma coisa depende da outra e nos ajuda a construir as nossas experiências.



Bibliografia

SANTOS, Vinícius Teixeira (2008). Revista Espaço acadêmico nº 90, Letramento em História,RJ

SCHMIDT, Maria Auxiliadora e CAINELLI, Marlene (2004). Ensinar História. SP: Scipione.

SILVA, Mirian do Amaral Jonis (2006). Aprender para a vida ou para o vestibular? O Alfabetismo científico e a construção social de conceitos biológicos entre estudantes de Cursos Pré-vestibulares Comunitários. Tese de Doutorado, Departamento de Educação, PUC-Rio.

SILVA, Vitória Rodrigues e (2004). Estratégias de leitura e competência leitora: contribuições para a prática de ensino em História. In: História, v.23, n.1-2, pp.69-83.

SOARES, Magda Becker . (1998). Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica.

__________.(2007). Ler, verbo transitivo. Disponível em: www.leiabrasil.org.br/doc/leiaecomente/verbo_transitivo.doc

sábado, 19 de setembro de 2009

Registro reflexivo do HTPC de 15/09/09

Iniciamos com a leitura do texto " A encomenda" de Ruy Fabiano, que repercutiu de forma prazeirosa, por se tratar de um texto de uma situação intrigante.

Discutimos a competência leitora inicialmente com a leitura do texto "Competência leitora" de heloisa Amaral que veio com a associação da compreensão de "ler o mundo" e como cada disciplina desenvolve essa competência em sua aula. Houve alguns desvios no significado, quando por exemplo, o Professor colocou que a leitura de textos literários rebuscados não são viáveis nos dias atuais e que os modismos deveriam ser aproveitados, com a intervenção, colocou-se que ler é principalmente compreender, levantando hipóteses de conceitos já existentes incorporado a outros que estão adquirindo.

Foi apresentado a proposta da redação aos alunos com o tema " Envelhecer na família e na sociedade", que será aplicado na 5ª feira.

Iniciou-se a oficina com a leitura do fragmento da proposta Curricular "Prioridade para a competência a leitura e escrita" e após pedi que relatassem uma experência referente a competência leitora com suas disciplinas preenchendo uma tabela, já pré-estabelecendo as competências de cada disciplina.

Ao final alguns professores apresentaram suas experiências em relação as competências leitoras de suas disciplinas.

A Professora Andrea de matemática relatou que tem de intervir para que os alunos cheguem na competência necessária, já o Professor pedro teve que relembrar a fazer gráficoscom a professora de Matemática para introduzir o tema de história, mas que a dinâmica das aulas foi produtiva com os alunos.

A professora Luzia colocou que em uma de suas aulas de física teve que introduzir outros temas para que o aluno compreendesse e chegasse ao objetivo, mas que foi produtivo e que a discussão trouxr exemplos do cotidiano deles.

PC/EM - Jaquilene de Lima Luz

Pauta de HTPC - 15/09/09 – 3ª feira

Leitura:

- Texto: “A encomenda” – Ruy Fabiano

Tema:

- Competência Leitora.

Objetivo do HTPC:

- Formação;
- Aquisição de competências Leitoras.

Atividades:

- Leitura do texto: “Competência Leitora”
- Proposta Curricular do Estado de São Paulo: IV. Prioridade para a competência da Leitura e da escrita.
- Discussão: A PCOP Heloisa Amaral tem razão em sua discussão? Há articulação da competência leitora, conforme é colocado na proposta?
- Quadro de desenvolvimento de atividades envolvendo a competência leitora das disciplinas.

Avisos:

Redação do Simulado: Tema: “envelhecer na família e na sociedade” - dignidade e respeito, memória da família. 6ª, 8ª e 3º. Quinta-feira, na 2ª aula de cada período.
ASSUNTO 1: ARQUIVO PÚBLICO DO ESTADO DE SÃO PAULO Rede 212/09 – 11/09/09
Favor divulgar a mensagem seguinte para toda a Unidade Escolar: “O Arquivo Público do Estado de São Paulo é um órgão da Secretaria da Casa Civil responsável por desenvolver políticas de gestão documental para o Estado de São Paulo, bem como preservar e dar acesso à documentação de caráter histórico sob a sua guarda permanente”. Esta “instituição possui um núcleo de Ação Educativa, que desenvolve atividades voltadas para estudantes de ensino fundamental, médio, superior e para professores. Recentemente, o Núcleo de Ação Educativa, desenvolveu uma exposição virtual sobre os 30 anos da Anistia no Brasil, que apresenta um panorama deste período da história brasileira”. Os arquivos a seguir, descrevem brevemente o conteúdo pormenorizado destas atividades e podem ser consultados também para outras pesquisas: http://www.arquivoestado.sp.gov.br/revistas e http://arquivosestado.sp.gov.br/esposicao_anistia.php .
ASSUNTO 5: CONCURSO “FUTURIDADE AGORA” – rede 213-09 – 14/09/09
Solicitamos divulgar e incentivar junto aos alunos o curso “Futuridade Agora”:
Concurso de Produção de Texto: Alunos do Ciclo II e Ensino Médio que efetivarem a adesão ao presente concurso.
Concurso Artístico: Alunos do Ciclo I (1º ano e 1ª à 4ª séries) do Ensino Fundamental da Rede Estadual de Ensino que efetivarem a adesão ao presente concurso.
Período: Agosto a outubro de 2009.
Tema: “Envelhecer na família e na sociedade”. - dignidade e respeito;- memória da família.
Categoria: a)Produção de Texto: Artigo de Opinião b)Artística: Desenho
Esclarecimentos sobre este Regulamento poderão ser solicitados ao Centro de Referência em Educação “Mário Covas” por meio do e-mail: cremariocovas@fde.sp.gov.br e também no site da D.E. http://demaua.edunet.sp.gov.br você encontra o modelo de ficha de inscrição, cronograma e informações adicionais para o concurso Futuridade Agora

PC/EM Jaquilene de Lima Luz

Registro Reflexivo do HTPC 14/09/09

Iniciamos nossa reunião com os avisos e com uma proposta para a redação de trabalhos para o SARESP. Concordamos em aplicar uma redação nas 6ªs, 8ªs e 3ºs anos do EM, com o tema "Envelhecer na família e na sociedade". Depois informamos a lista de professores que estão no curso a Rede aprende com a rede.

Fizemos uma leitura compartilhada do texto "Ambição e Ética"de Stephan Kanitz e ao final da leitura fizemos algumas reflexões sobre o tema do texto.

O Professor Eder leu o texto da oficina "Festança na Floresta" de Calrice Lispector" e conforme a dinâmica da leitura surgia, alguns murmúrios, como: risos, destaquem de expressões.

Ao término da leitura e antes de entregar a comanda pedi que os professores destacassem no texto lido a beleza dos textos e dos recursos linguísticos utilizados pelo autor.

Houve professor que destacou algumas expressões que chamaram a atenção e outros colocaram como foram engraçadas certas colocações pela autora.

Uma das professoras observou que esse texto pode ser trabalhado com todas as séries. todas elas enfocando detalhes diferentes e de acordo com a maturiade da turma

A comanda foi apresentada depois e discutimos a aplicação dessa sequência em sala de aula por qualquer disciplina, chamando a atenção dos recuros linguísticos: expressões, pontuação, metáforas, termos invertidos.

PC/EM Jaquilene de Lima Luz

Pauta de HTPC - 14/09/09 – 2ª feira

Leitura:

- Texto: Ambição e ética - Stephen Kanitz

Tema:

- Apreciação de textos bem escritos.

Objetivo do HTPC:

- Formação;
- Aquisição de competências na reflexão dos recursos lingüísticos utilizados pelos autores.

Atividades:

- Leitura do texto “Festança na Floresta” – Clarice Lispector.
- Seguindo a comanda, destaque a beleza dos textos e dos recursos lingüísticos.

Avisos:

- Fechamento de notas, aguardando a Supervisão;
- Projeto de Formação de Professores;
- Por favor, acompanhar o desenvolvimento dos professores de Recuperação Paralela.

Rede 212/09 – 11/09/09
ASSUNTO 1: ARQUIVO PÚBLICO DO ESTADO DE SÃO PAULO
Favor divulgar a mensagem seguinte para toda a Unidade Escolar: “O Arquivo Público do Estado de São Paulo é um órgão da Secretaria da Casa Civil responsável por desenvolver políticas de gestão documental para o Estado de São Paulo, bem como preservar e dar acesso à documentação de caráter histórico sob a sua guarda permanente”. Esta “instituição possui um núcleo de Ação Educativa, que desenvolve atividades voltadas para estudantes de ensino fundamental, médio, superior e para professores. Recentemente, o Núcleo de Ação Educativa, desenvolveu uma exposição virtual sobre os 30 anos da Anistia no Brasil, que apresenta um panorama deste período da história brasileira”. Os arquivos a seguir, descrevem brevemente o conteúdo pormenorizado destas atividades e podem ser consultados também para outras pesquisas: http://www.arquivoestado.sp.gov.br/revistas e http://arquivosestado.sp.gov.br/esposicao_anistia.php .

PC/EM Jaquilene de Lima Luz

Pauta de HTPC - 08/09/09 – 3ª feira

Leitura:

- Texto: Doras e Carmosinas – Fernanda Montenegro.

Apresentação do Projeto de “Formação de Professores em HTPCs”

Tema:
- Intervenção textual.

Objetivo do HTPC:

- Formação;
- Aquisição de competências na intervenção textual dos alunos.

Atividades:
- Atividade e intervenção textual.
- Uma estratégia para auxiliar a revisão de aspectos discursivos dos textos produzidos pelos alunos – Telma Weisz.

Avisos:

- Visitas do PC em sala de aula, visando o auxílio aos Professores.
- Concurso de Redação do Diário do Grande ABC: 09/09/09
o Horários: 8h, 13h50, 20h.
o Tema: Água: Ávida do Planeta.


PC/EM - Jaquilene de Lima Luz

Pauta de HTPC - 01/09/09 – 3ª feira

Leitura:

- Texto:
Sobre Idéias e Pães

Existiam duas pessoas na estrada, cada uma com um pão debaixo do braço. Quando se encontraram, cada uma deu seu pão para a outra e foram embora, cada uma chegou em casa com um pão debaixo do braço.
Outras duas pessoas, numa outra estrada, tinham cada uma, uma idéia na cabeça. Quando se encontraram, uma contou para a outra sua idéia. Ao irem embora, cada uma tinha não mais uma idéia, mas sim duas idéias em sua cabeça.

Desconheço o autor...

Tema:
- Competência Leitora.

Objetivo do HTPC:
- Formação;
- Aquisição de competências Leitoras.

Atividades:

- Leitura do texto: “Competência Leitora”
- Proposta Curricular do Estado de São Paulo: IV. Prioridade para a competência da Leitura e da escrita.
- Discussão: A PCOP Heloisa Amaral tem razão em sua discussão? Há articulação da competência leitora, conforme é colocado na proposta?
- Quadro de desenvolvimento de atividades envolvendo a competência leitora das disciplinas.

Avisos:
- Em Virtude na incompreensão da lei que rege os horários de HTPCs, peço novamente, de não se atrasem para os mesmos.
- Entregar questões do Simulado para Profª Sandra Sales. Escolham um tema para a Redação.
- Compensação de aula da Aluna Kethilyn Ramos Mauro, 1º E (entregar temas de trabalhos para PC Jaquilene).

- Rede 197/09 – O . P.
ASSUNTO 2: SEMINÁRIO PAULISTA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA.
A Secretaria de Estado da Educação de São Paulo realizará nos dias 10 e 11 de setembro de 2009,das 8h30 às 18h30,o “Seminário Paulista de Formação de Professores da Educação Básica”, com a participação de renomados especialistas. O Seminário será realizado na capital paulista em local a ser divulgado em breve. As inscrições são gratuitas e limitadas. Preencha a ficha que está no site da D.E e envie para o e-mail cerimonial@edunet.sp.gov.br e em caso de dúvidas ligar para (11) 3218-8862.
ASSUNTO 3: OLIMPÍADA NACIONAL EM HISTÓRIA DO BRASIL.
Comunicamos que o Museu Exploratório de Ciências da Unicamp está recebendo inscrições para a 1ª Olimpíada Nacional em História do Brasil. Será a primeira no país na área das ciências humanas. É composta por cinco fases on line e uma presencial. A competição envolverá professores e alunos na resolução dos problemas propostos. O formulário de inscrição está disponível no site http://www.mc.unicamp.br e podem utilizarem-se do e-mail olimpiadadehistoria@gmail.com para informações adicionais.
ASSUNTO 4: AVALIAÇÃO DO CADERNO DO ALUNO
Solicitamos informar aos professores do Ciclo II e ou Ensino Médio que está à disposição do professor, o programa para avaliação do Caderno do Aluno. Para avaliar ele deve acessar o “São Paulo Faz Escola”; ao lado direito da tela, em sua parte superior “Caderno do Aluno”; e em seguida identificar-se por login (CPF) e senha (R.G).



PC/EM - Jaquilene de Lima Luz

Pauta de HTPC - 31/08/09 – 2ª feira

Leitura:
- Texto: Eu Sou, Você É, Nós Somos Indecisos.

Objetivo do HTPC:
- Formação;
- Aquisição de competências Leitoras.

Atividades:
- Leitura do texto: “Competência Leitora”
- Discussão: A PCOP Heloisa Amaral tem razão em sua discussão?

Avisos:
- Compensação de aula da Aluna Kethilyn Ramos Mauro, 1º E (entregar temas de trabalhos para PC Jaquilene.

- Rede 197/09 – O . P.
ASSUNTO 1: INSCRIÇÃO DOS PROFESSORES A REDE APRENDE COM A REDE 2009.
Tendo em vista que o retorno dos professores às atividades letivas ocorreu em 17 de agosto informamos que as pré-inscrições serão prorrogadas até o dia 30 de agosto de 2009. Os professores interessados deverão acessar o site: www.redeodsaber.sp.gov.br para o procedimento.
ASSUNTO 2: SEMINÁRIO PAULISTA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA.
A Secretaria de Estado da Educação de São Paulo realizará nos dias 10 e 11 de setembro de 2009,das 8h30 às 18h30,o “Seminário Paulista de Formação de Professores da Educação Básica”, com a participação de renomados especialistas. O Seminário será realizado na capital paulista em local a ser divulgado em breve. As inscrições são gratuitas e limitadas. Preencha a ficha que está no site da D.E e envie para o e-mail cerimonial@edunet.sp.gov.br e em caso de dúvidas ligar para (11) 3218-8862.
ASSUNTO 3: OLIMPÍADA NACIONAL EM HISTÓRIA DO BRASIL.
Comunicamos que o Museu Exploratório de Ciências da Unicamp está recebendo inscrições para a 1ª Olimpíada Nacional em História do Brasil. Será a primeira no país na área das ciências humanas. É composta por cinco fases on line e uma presencial. A competição envolverá professores e alunos na resolução dos problemas propostos. O formulário de inscrição está disponível no site http://www.mc.unicamp.br e podem utilizarem-se do e-mail olimpiadadehistoria@gmail.com para informações adicionais.
ASSUNTO 4: AVALIAÇÃO DO CADERNO DO ALUNO
Solicitamos informar aos professores do Ciclo II e ou Ensino Médio que está à disposição do professor, o programa para avaliação do Caderno do Aluno. Para avaliar ele deve acessar o “São Paulo Faz Escola”; ao lado direito da tela, em sua parte superior “Caderno do Aluno”; e em seguida identificar-se por login (CPF) e senha (R.G).


PC/EM Jaquilene de Lima Luz

Pauta de HTPC - 24/08/09 – 2ª feira

Leitura:
- Texto “Esperança”

Objetivo do HTPC:
- Formação;
- Aquisição de competências de avaliação.

Atividades:- Teste seus conhecimentos sobre critérios de elaboração de provas;
- Quem tem medo de... prova.
- Gabarito.

Avisos:
- Entrega de “Trabalhos Desenvolvidos” – Documentos entregue no final do 2º bimestre para preenchimento e entrega a Coordenação. Entrega Urgente.
- Dependências 1º e 2º bimestre de alguns alunos.
- Compensação de aula da Aluna Kethilyn Ramos Mauro, 1º E
- Agita Galera de 24/08/09 à 28/08/09.

PC/ EM - Jaquilene de Lima Luz

quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Mensagem do mês - Setembro.

Escola é...

... o lugar que se faz amigos.

Não se trata só de prédios, salas, quadros,

Programas, horários, conceitos...

Escola é sobretudo, gente

Gente que trabalha, gente

Gente que trabalha, que estuda

Que alegra, se conhece, se estima,



O Diretor é gente,

O coordenador é gente,

O professor é gente,

O aluno é gente,

O aluno é gente,

Cada funcionário é gente.



E a escola será cada vez melhor

Na medida em que cada um se comporte

Como colega, amigo, irmão.



Nada de "ilha cercada de gente por todos os lados"

Nada de conviver com as pessoas e depois,

Descobrir que não tem amizade a ninguém.

Nada de ser como tijolo que forma a parede,

Indiferente, frio, só.



Importante na escola não é só estudar, não é só trabalhar,

É também criar laços de amizade,

É criar ambiente de camaradagem,

É conviver, é se"amarrar nela"!



Ora é lógico...



Numa escola assim vai ser fácil!

estudar, trabalhar, crescer,

Fazer amigos, educar-se, ser feliz.



É por aqui que podemos começar a melhorar o mundo.



Paulo Freire.

Competência Leitora

O Objetivo de discutir sobre competência leitora veio das diversas situações apresentadas, envolvendo a atualidade.

A nova Proposta Curricular do Estado de São Paulo que tornou-se obrigatoria com a Resolução SE 76, de 7/11/2008, que traz como principal objetivo a competênica leitora e escritora.

O desenvolvimento do Programa de Formação de Professores Alfabetizadores que também envolve a competência como foco formador.

Além de todos as avaliações externas aplicadas pelo governo para avaliar as instituições que também baseiam-se na formação, ou seja, na avaliação de bons leitores.

É importante destacar que quando dizemos bom leitores não é aquele que sabe ler, mas num conceito mais amplo é aquele que compreende o que está escrito, interpreta, infere.

Portanto nos faz pensar neste contexto que se instala em nossas escolas, que alunos são alfabetizados, mas infelizmente não são leitores, pois muitos não intendem um enunciado. Exemplo é problemas matemáticos que acabam imperando dúvidas, pois essa competência, naquele momento, torna-se inviável, mas com mediação de probletização intervinda dos educadores essa ação, pelo educando, torna-se possível.

Contudo a discussão se torna importante no sentido que educadores precisam se apropriar e oferecer em suas aulas situações probletizadoras, como já discutia Paulo Freire, para que nossos alunos venham a adquirir tais competências, tornando-os competentes leitores e consequentemente bons escritores.

Precisamos agir de forma que nossos alunos olhem o mundo de forma crítica, porém conscientes dos direitos e deveres que os torna cidadãos, mas a mediação vem da escola, deixando cientes e porventura não alienados, percebendo que fazem parte do todo.

Jaquilene de Lima Luz

quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Projeto de Formação de Professores em HTPCs

E.E. Profº Antonio Messias Szymanski
Projeto Formação de Professores em HTPCs


Tema:
Autoformação Cooperativa

Público Alvo:
Professores do ciclo II e Ensino Médio.

Objetivo/fundamentos:
Da necessidade de aquisição teórica para ampliar a visão e metodologias da prática em sala de aula é imprescindível o conhecimento e a abordagem de assuntos pertinentes ao cunho pedagógico e disciplinar que permeia o trabalho em sala de aula.

Ampliar e até mesmo fazer lembrar de apoios necessários para a competência de cada área de conhecimento, visando à reflexão metodologia e estratégica, tornando mais acessível o manejo entre as aplicabilidades é importante a mudança de posturas e atitudes.

Objetivos específicos:
Em virtude da função do Professor Coordenador em formar para Currículo, levou-nos a necessidade de sistematizar nosso trabalho, bem como, trocas de experiências e tormentos por alguns.

Um ponto importante deste projeto é, justamente, a cooperação que está engajada na troca e disseminação das idéias e temas abordados.

Desenvolvimento:
1- Discussão dos temas em HTPCs – Teoria, questionamentos, práticas, relação com o currículo, apontamentos, proposta de trabalho.
2- Aquisição de repertório: pesquisas externas do tema escolhido
3- Construção de artigo: Fora do horário destinado ao HTPC.
4- Socialização dos textos: em HTPC os textos serão lidos para os colegas antes da publicação.
5- Publicação: No blog especifico aos artigos, folhetim (com os resumos dos artigos).
- As publicações no blogs serão realizadas, na data preestabelecida (cronograma), pelos próprios professores.


Cronograma:
socialização Publicação no blog ou entrega ao coordenador
21/09 à 10/10 12/10 à 17/10
03/11 à 21/11 23/11 à 28/11




Avaliação:
No âmbito de nosso objetivo que visam o currículo nos embasarmos na Avaliação Formativa visaremos:
Observação, trocas, cooperação, contribuições, interação, intervenções.

Consideração Final:
A extrema necessidade de enriquecer o repertório e também do conhecimento, nos leva a proporcionar espaço de conhecimento e trocas, principalmente a cooperação entre os pares.

Envolvimento:
- Coordenadores;
- Professores;
- Diretora;
- Supervisora.

Professoras Coordenadoras:
- Jaquilene de Lima Luz
- Cleide Ap. Gabriel Marcelino