quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Competência Leitora

O Objetivo de discutir sobre competência leitora veio das diversas situações apresentadas, envolvendo a atualidade.

A nova Proposta Curricular do Estado de São Paulo que tornou-se obrigatoria com a Resolução SE 76, de 7/11/2008, que traz como principal objetivo a competênica leitora e escritora.

O desenvolvimento do Programa de Formação de Professores Alfabetizadores que também envolve a competência como foco formador.

Além de todos as avaliações externas aplicadas pelo governo para avaliar as instituições que também baseiam-se na formação, ou seja, na avaliação de bons leitores.

É importante destacar que quando dizemos bom leitores não é aquele que sabe ler, mas num conceito mais amplo é aquele que compreende o que está escrito, interpreta, infere.

Portanto nos faz pensar neste contexto que se instala em nossas escolas, que alunos são alfabetizados, mas infelizmente não são leitores, pois muitos não intendem um enunciado. Exemplo é problemas matemáticos que acabam imperando dúvidas, pois essa competência, naquele momento, torna-se inviável, mas com mediação de probletização intervinda dos educadores essa ação, pelo educando, torna-se possível.

Contudo a discussão se torna importante no sentido que educadores precisam se apropriar e oferecer em suas aulas situações probletizadoras, como já discutia Paulo Freire, para que nossos alunos venham a adquirir tais competências, tornando-os competentes leitores e consequentemente bons escritores.

Precisamos agir de forma que nossos alunos olhem o mundo de forma crítica, porém conscientes dos direitos e deveres que os torna cidadãos, mas a mediação vem da escola, deixando cientes e porventura não alienados, percebendo que fazem parte do todo.

Jaquilene de Lima Luz

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