Iniciamos com a leitura do texto " A encomenda" de Ruy Fabiano, que repercutiu de forma prazeirosa, por se tratar de um texto de uma situação intrigante.
Discutimos a competência leitora inicialmente com a leitura do texto "Competência leitora" de heloisa Amaral que veio com a associação da compreensão de "ler o mundo" e como cada disciplina desenvolve essa competência em sua aula. Houve alguns desvios no significado, quando por exemplo, o Professor colocou que a leitura de textos literários rebuscados não são viáveis nos dias atuais e que os modismos deveriam ser aproveitados, com a intervenção, colocou-se que ler é principalmente compreender, levantando hipóteses de conceitos já existentes incorporado a outros que estão adquirindo.
Foi apresentado a proposta da redação aos alunos com o tema " Envelhecer na família e na sociedade", que será aplicado na 5ª feira.
Iniciou-se a oficina com a leitura do fragmento da proposta Curricular "Prioridade para a competência a leitura e escrita" e após pedi que relatassem uma experência referente a competência leitora com suas disciplinas preenchendo uma tabela, já pré-estabelecendo as competências de cada disciplina.
Ao final alguns professores apresentaram suas experiências em relação as competências leitoras de suas disciplinas.
A Professora Andrea de matemática relatou que tem de intervir para que os alunos cheguem na competência necessária, já o Professor pedro teve que relembrar a fazer gráficoscom a professora de Matemática para introduzir o tema de história, mas que a dinâmica das aulas foi produtiva com os alunos.
A professora Luzia colocou que em uma de suas aulas de física teve que introduzir outros temas para que o aluno compreendesse e chegasse ao objetivo, mas que foi produtivo e que a discussão trouxr exemplos do cotidiano deles.
PC/EM - Jaquilene de Lima Luz
sábado, 19 de setembro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário